Os Balanta

Os Balantas são um grupo étnico que vive quase em toda a Guiné Bissau principalmente na região de Oio e Tombali, segundo Bernardo Alexandre (2017) eles ganharam esse nome de 'Balantas' de uma outra etnia que são os 'Mandingas'.

Na etnia balanta, existem duas grandes correntes chamadas Kuntoé e Nhacra. Dentro do grupo dos Balantas, em geral, há outros ramos chamados de balanta patch e nagha, a origem de balanta patch é devido à aldeia por onde eles vivem .

A etnia balanta é conhecida por sua cultura e tradição que lhe diferencia dos outros grupos étnicos, eles são ricos em termos de manifestações culturais ancestrais e de tradições animistas . Na tradição antiga desse grupo étnico as filhas dos casais da etnia não carregavam o mesmo apelido com os irmãos porque ela vai se casar e fará parte de outra família. A tradição deles inclui as cerimônias animistas como : a cerimônia de tramitação de fase de vida e preparativo para o fanado " N'ghaié", "tocachoro balanta" etc…

Em casamento os pais da mulher têm direito fazer uma lista de pedidos a família do homem e os homens são obrigados a fazer cerimônia de casamento ' lavagem' a mulher antes de se casar no caso contrário se o casal tiver filho ele não pode receber nada do pai até fazer essa cerimônia.

O povo da etnia Balanta são trabalhadores bons na agricultura com a prática de de lavoura com arado, foram considerados os maiores produtores de arroz entre todas as outras etnias, na criação de gados principalmente vacas e outras práticas.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora