História De 7 De Junho
A Guerra de 7 de junho, ocorreu em 1998 na Guiné-Bissau. Foi um conflito armado entre as forças governamentais e um grupo de rebeldes liderados pelo general Ansumane Mané.
Começou quando o general que tinha sido demitido do cargo de chefe das Forças Armadas no ano anterior. Liderou um golpe militar contra o presidente João Bernardo Vieira. O objetivo declarado do golpe era acabar com a corrupção e os abusos do governo.
As forças governamentais, com o apoio de tropas de países da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), responderam ao golpe com uma contra-ofensiva militar. Durante os meses seguintes, as forças governamentais e os rebeldes lutaram em uma série de batalhas, incluindo a Batalha de Catió, em agosto de 1998, e a Batalha de Bissau, em novembro de 1998.
A Guerra foi marcada pelo uso de armas de fogo, como artilharia e morteiros, por ambas as partes. A guerra causou a morte de milhares de pessoas e deixou o país em ruínas.
Em maio de 1999, as forças governamentais e os rebeldes concordaram com um cessar-fogo, que foi seguido por um acordo de paz assinado em Abuja, Nigéria, em novembro de 1999. O acordo previa a formação de um governo de união nacional e a realização de eleições presidenciais e legislativas em 2000.
A Guerra de 7 de junho deixou profundas cicatrizes na Guiné-Bissau, que ainda enfrenta desafios políticos e econômicos significativos. No entanto, o país tem feito progressos na consolidação da paz e na promoção do desenvolvimento desde o fim do conflito.